Um vídeo do mascote da COP30, o Curupira, desfilando ao lado de pessoas fantasiadas de animais viralizou nas redes sociais. Enquanto alguns internautas fizeram piada da situação, outros apontaram que o desfile se trata de uma tradição cultural paraense: o Cordão da Bicharada.
Ta ruim o dia? Pelo menos vc não é um animal de pano da cop 30 pic.twitter.com/HYIIV6WnC8
— Bruno Dias (Midia Bh) (@BrunoDiasCWB) November 10, 2025
O momento foi filmado durante o primeiro dia da Conferência, na segunda-feira (10), durante a inauguração do estande do Ministério do Turismo na Zona Verde – local da COP30 aberto ao público.
O vídeo foi motivo de piadas nas redes sociais, mas logo outros usuários esclareceram que a apresentação faz parte de uma manifestação cultural que acontece há mais de 50 anos no município paraense de Cametá: o Cordão da Bicharada.
As pessoas vestidas como animais da fauna amazônica são moradores da Vila de Juaba, em Cametá, que confeccionaram as próprias fantasias manualmente para celebrar a floresta e a cultura nortista enquanto desfilam ao som de músicas que denunciam a destruição da natureza.
Todos os anos, desde a década de 1950, o Cordão da Bicharada desfila tradicionalmente na programação oficial de Carnaval da cidade de Cametá.
