O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, nesta quarta-feira (17), 35 pessoas por crimes de organização criminosa, associação para o tráfico interestadual de drogas, tráfico de drogas, posse de arma de fogo de uso restrito e lavagem de capitais.
Segundo o órgão, o grupo atuava em cidades mineiras como Ituiutaba, Uberlândia, Centralina, Pará de Minas, Belo Horizonte, Esmeraldas e Contagem, além de municípios dos estados de São Paulo e Mato Grosso.
A denúncia é resultado da operação Muro ao Lado, iniciada após a prisão em flagrante de um homem com cerca de 40 quilos de maconha, em 24 de fevereiro deste ano.
A partir desse episódio, as investigações revelaram uma organização criminosa considerada altamente estruturada, com divisão clara de funções entre liderança e fornecimento, distribuição regional, logística de estocagem e transporte, lavagem de dinheiro e pagamento fragmentado.
O objetivo, segundo o MPMG, era dificultar o trabalho das autoridades e ocultar a origem e o destino dos valores, que ultrapassaram R$ 400 mil em curto período, quantia considerada apenas uma fração da movimentação real da organização.
As investigações apontam que a movimentação total de drogas atribuída ao grupo chegou a aproximadamente 284,89 quilos de substâncias ilícitas, entre maconha, cocaína, ecstasy e LSD, considerando apreensões e negociações rastreadas. Também foram apreendidas armas de fogo de uso restrito e grande quantidade de munição em endereços ligados a integrantes da organização em Uberlândia, Belo Horizonte e Esmeraldas.
O MPMG afirma ainda que foi identificada a participação de um policial civil lotado na comarca de Ituiutaba, que teria repassado informações sigilosas da investigação ao líder do grupo.
