Papa Leão XIV conduz primeira Missa do Galo de seu pontificado


O papa Leão XIV celebrou sua primeira Missa do Galo como pontífice da Igreja Católica nesta quarta-feira (24).

A cerimônia, uma das mais importantes do calendário religioso do Vaticano, marcou contou com a presença de mais de 6 mil fiéis na Praça São Pedro.

Leão XIV, que fez do cuidado com os imigrantes um tema central dos primeiros meses de seu papado, disse que Deus está presente em cada ser humano. “Na Terra, não há lugar para Deus se não houver lugar para a pessoa humana”, disse o papa. “Rejeitar um é rejeitar o outro”, acrescentou.

papa citou uma frase do falecido papa Bento XVI lamentando que o mundo não se importe com as crianças, os pobres ou os estrangeiros.

“Enquanto uma economia distorcida nos leva a tratar os seres humanos como mera mercadoria, Deus se torna como nós, revelando a infinita dignidade de cada pessoa”, disse ele.

 

Em sua mensagem aos fiéis, Leão destacou que mantém em suas orações as pessoas menos favorecidas durante este período natalino.

O papa também enfatizou a importância de preservar a esperança por dias melhores, mesmo diante dos conflitos armados que afligem diversas regiões do mundo atualmente.

A Missa do Galo, tradicionalmente celebrada à meia-noite nas igrejas católicas ao redor do mundo, passou por alterações de horário no Vaticano ao longo dos anos. Durante o pontificado de Bento XVI, a celebração foi antecipada para as 22h, horário de Roma.

Nos últimos anos do papado de Francisco, a cerimônia começou ainda mais cedo, às 19h30.

Em seu primeiro Natal à frente da Igreja Católica, Leão XIV optou por retomar o horário estabelecido por seu antecessor Bento XVI, realizando a celebração às 22h, horário local de Roma.

 



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/papa-leao-xiv-conduz-primeira-missa-do-galo-de-seu-pontificado/

{title}