A polícia colombiana capturou um fugitivo acusado de planejar o ataque a tiros contra o senador e potencial candidato à presidência Miguel Uribe, informou o chefe da polícia nacional do país neste sábado (5). Essa é quinta prisão relacionada ao caso.
José Arteaga, conhecido como El Costeno, foi preso sob suspeita de organizar e coordenar o atentado contra o político em um comício na capital colombiana, Bogotá, em 7 de junho, informou a polícia.
O suspeito teria entregado a arma usada no ataque ao jovem de 15 anos acusado de atirar em Uribe, acrescentou a polícia.
De acordo com o diretor da Polícia Nacional, Carlos Fernando Triana, Arteaga tinha antecedentes criminais datados de mais de 20 anos.
Imagens veiculadas nas redes sociais mostraram policiais armados algemando o suspeito durante uma operação em uma casa na zona oeste de Bogotá.
O diretor da Polícia Nacional já havia informado que a Interpol emitiu um alerta vermelho para a prisão de El Costeno.
Uribe — pré-candidato presidencial de 39 anos pelo partido conservador de oposição Centro Democrático — foi baleado duas vezes na cabeça e uma na perna esquerda, de acordo com promotores estaduais. Ele passou por várias cirurgias desde o ataque e está em estado crítico.
Outros quatro suspeitos foram presos desde então, incluindo o suposto atirador de 15 anos, que foi detido minutos após o ataque. Em um vídeo do evento, verificado de forma independente pela Agência Reuters, ele pode ser ouvido gritando que havia sido contratado por um traficante local.