O presidente Donald Trump cancelou negociações comerciais com o Canadá devido ao que ele chamou de propaganda “falsa” que apresentava trechos de um discurso anti-tarifário proferido pelo ícone conservador e ex-presidente Ronald Reagan.
A Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan também afirmou que o anúncio distorceu as palavras do ex-presidente.
Não era falso. Foi editado. Reagan realmente dedicou um discurso de cinco minutos — um pronunciamento nacional em 25 de abril de 1987, disponibilizado pela Biblioteca Reagan no YouTube — para criticar tarifas. Foi uma expressão inequívoca de apoio ao comércio livre e justo.
A propaganda, financiada pelo governo de Ontário e veiculada nas principais redes de televisão dos EUA, exibiu trechos do discurso, proferido em Camp David, onde Reagan estava prestes a se encontrar com o primeiro-ministro do Japão em um momento em que as atitudes americanas em relação entre os países estavam endurecendo.
No passado recente, empresas japonesas, como Toyota e Sony, haviam inundado o mercado americano com produtos de alta qualidade, mas de baixo custo, prejudicando os negócios de grandes marcas americanas, incluindo General Motors e RCA.
Pouco antes de fazer o pronunciamento pelo rádio, Reagan havia imposto tarifas mais altas sobre vários produtos japoneses em retaliação ao influxo de semicondutores japoneses baratos nos Estados Unidos.
Ele teve palavras duras para o Japão — não incluídas na propaganda — criticando-o em termos que se assemelhavam às frequentes mensagens comerciais de Trump.
“Tínhamos evidências claras de que empresas japonesas estavam se envolvendo em práticas comerciais injustas que violavam um acordo entre Japão e Estados Unidos”, disse Reagan. “Esperamos que nossos parceiros comerciais cumpram seus acordos.”
Reagan disse que removeria as tarifas apenas quando houvesse evidências de que o Japão estava tratando as empresas e trabalhadores americanos de forma justa — também aparentemente ecoando uma das linhas frequentemente usadas por Trump.
Mas Reagan foi claro: ele era “relutante” em impor barreiras comerciais ao Japão e acreditava que altas tarifas eram prejudiciais aos trabalhadores americanos e à economia.
Ele observou que economistas acreditam amplamente que as altas tarifas da era Smoot-Hawley haviam agravado a Grande Depressão, período que ele e outros de sua geração vivenciaram — uma memória dolorosa que, segundo ele, permaneceu “profunda e marcante.”
A maior parte do discurso de Reagan — e a parte mais utilizada no anúncio — foi sua explicação sobre por que as economias avançadas haviam largamente abandonado as tarifas como ferramenta econômica quando ele se tornou presidente: Elas aumentam a dependência das empresas nacionais da intervenção governamental, reduzem a competição, desencadeiam guerras comerciais que levam a mais tarifas, elevam os preços e, por fim, resultam em perda de empregos.
Reagan então criticou o Congresso, controlado pelos democratas, por propor legislação que poderia impor mais barreiras comerciais a outros países. E apesar de “casos específicos como o dos semicondutores japoneses”, Reagan disse que seu governo havia abraçado o livre comércio.
Não está claro por que Trump chamou o anúncio de “falso”, mas sua publicação no Truth Social incluía uma mensagem crítica sobre o anúncio postada pela Fundação e Instituto Presidencial Ronald Reagan.
A mensagem dizia que a campanha publicitária usou “áudio e vídeo seletivos do Presidente Ronald Reagan” e “deturpa o Pronunciamento Presidencial de Rádio.” A fundação não especificou o que acreditava ter sido deturpado.
A Fundação e Instituto Ronald Reagan também alegou que o governo de Ontário não solicitou permissão para usar ou editar o discurso de Reagan, embora não esteja claro se isso era legalmente necessário. A fundação disse que está avaliando suas opções legais e incentivou as pessoas a assistirem ao discurso na íntegra.
O anúncio foi veiculado diversas vezes durante eventos de alto perfil, incluindo durante a série do Campeonato da Liga Americana que contou com o Toronto Blue Jays. A partir de sexta-feira (24) à noite, o time baseado em Ontário jogará na World Series — uma grande fonte de orgulho nacional para os canadenses.
O Premier de Ontário, Doug Ford, em um discurso em 14 de outubro, disse que seu governo havia veiculado o anúncio em praticamente todas as principais redes americanas porque ele queria “pegar as palavras de Ronald Reagan e divulgá-las ao povo americano.”
“Esse anúncio não é maldoso”, disse Ford. “É muito factual. E vindo de uma pessoa como Ronald Reagan, todo Republicano vai reconhecer aquela voz.”
“Ele foi simplesmente o melhor presidente que a América já teve, na minha opinião”, disse Ford, um político conservador.
