A COP30 realizada em Belém (PA) terminou com importantes acordos assinados entre os países, mas também com grandes debates que devem continuar pelos próximos meses.
A carta final aprovada neste ano deixou de fora, por exemplo, o chamado “mapa do caminho”, proposta brasileira de transição para o fim dos combustíveis fósseis.
Em entrevista ao Jornada COP, Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil, falou sobre a importância do uso de energias renováveis, além do papel da descarbonização e do diálogo nesse processo.
“O pós-COP30 vai ser muito importante na continuidade do trabalho que foi feito e essa união vai trazer benefícios para serem discutidos. Existem muitas empresas investindo, outras ainda tímidas, então esse alinhamento vai ser importante para a sociedade e indústria como um todo”, disse.
Para Baranov, o setor precisa continuar se adequando às ações climáticas. “Onde você tem uma mineração legal, tem proteção ambiental. Isso é verdadeiro porque além de proteger as áreas verdes ainda tem reflorestamento e todo um cuidado com o meio ambiente”, explicou.
Jornada COP
Apresentado por Julliana Lopes e Ricardo Mussa, presidente da SB COP – iniciativa liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que reúne empresas e instituições do Brasil e do mundo para fortalecer a participação do setor produtivo nas discussões da COP30 – o Jornada COP aborda como o mundo dos negócios pode contribuir para o crescimento sustentável do planeta.
O programa destaca o legado do setor privado nas diferentes frentes da transição climática, além de apresentar cases de sucesso e boas práticas em sustentabilidade, inovação e economia verde.
O programa é exibido às sextas-feiras, às 18h, no YouTube da CNN Brasil, e aos sábados, às 22h45, na programação da TV.
