O presidente russo, Vladimir Putin, não tem planos de falar com seu homólogo americano, Donald Trump, informou o governo russo neste domingo (22), após os ataques americanos às instalações nucleares do Irã, mas acrescentou que uma ligação telefônica poderia ser agendada rapidamente, informou a agência de notícias estatal TASS.
A Rússia e o Irã assinaram um “acordo de parceria abrangente” em janeiro, consolidando sua estreita aliança estratégica, embora o acordo não exija que os dois países se defendam mutuamente caso um seja atacado.
Enquanto isso, em uma ligação telefônica na quinta-feira (19), Putin e o líder chinês Xi Jinping condenaram veementemente os ataques de Israel ao Irã, segundo informações do Kremlin e do Ministério das Relações Exteriores da China.
Embora as declarações não tenham mencionado os Estados Unidos, Xi — em uma mensagem pouco velada a Trump — enfatizou que as “grandes potências” que têm influência especial sobre as partes em conflito devem trabalhar para “acalmar a situação, e não o contrário”.