São Paulo segue com mais de 500 mil imóveis sem energia elétrica


A Região Metropolitana de São Paulo e a capital paulista ainda registram 567.605 clientes sem fornecimento de energia elétrica, segundo atualização divulgada às 23h desta sexta-feira (12). O número representa 6,67% do total da área de concessão da Enel.

Somente na cidade de São Paulo, são 389.119 imóveis afetados, o equivalente a 6,70% dos clientes da capital. A falta de energia ocorre após a passagem de um ciclone extratropical, que provocou ventos fortes, queda de árvores e danos à rede elétrica nos últimos dias.

Em nota, a companhia informou que, em certas localidades, o restabelecimento é mais complexo por envolver a reconstrução da rede, substituição de postes, transformadores e, em alguns casos, a recondução de cabos quilométrico.

Porque a Lapa teve o maior vendaval do ciclone extratropical em SP

A Justiça acatou pedido do Ministério Público e determinou que a Enel restabeleça imediatamente, na noite desta sexta-feira (12), a energia elétrica em São Paulo.

A eletricidade deve retornar em quatro horas para estabelecimentos prioritários e 12 para outros consumidores.

“Mesmo com a mobilização tardia de equipes, a empresa não forneceu previsão clara e precisa de restabelecimento, ampliando a vulnerabilidade de idosos, crianças, pessoas com deficiência e eletrodependentes, além de paralisar unidades de saúde e atividades econômicas”, diz a decisão.

A Defensoria Pública assinou a peça inicial juntamente com o MPSP. Pelo terceiro dia consecutivo, São Paulo amanheceu com grande parte da população sem energia elétrica.

Na petição, o promotor Denilson de Souza Freitas, requer que, no caso de descumprimento da obrigação, haja fixação de multa no valor de R$ 200 mil por hora de descumprimento.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/sao-paulo-segue-com-mais-de-500-mil-imoveis-sem-energia-eletrica/

{title}