Sem citar EUA, Lula diz que nenhum país deve dar “palpite” na Venezuela


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que “o povo venezuelano é dono de seu destino” e criticou ingerências estrangeiras no país vizinho.

“O que defendemos é que o venezuelano é dono de seu destino e não é nenhum presidente de outro país que tem que dar palpite de como vai ser a Venezuela ou Cuba”, declarou o presidente, durante participação no congresso partidário do PCdoB, nesta quinta-feira (16), em Brasília.

Lula não citou diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua fala. Porém, a declaração do petista ocorre em meio a movimentações militares americanas na região do Caribe.

Os EUA têm feito ataques contra embarcações em águas internacionais próximas à costa venezuelana, alegando que os barcos estariam ligados ao tráfico internacional de drogas.

Em agosto, os EUA passaram a oferecer US$ 50 milhões em recompensa pela prisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusando-o de ligações com grupos atuantes no narcotráfico.

Nesta semana, Trump confirmou que autorizou a CIA (Agência Central de Inteligência) a conduzir operações em território venezuelano.

“Não queremos uma guerra no Caribe ou na América do Sul”, disse Maduro diante da confirmação de Trump. O líder venezuelano está há mais de uma década no poder, sendo que seu atual mandato não conta com reconhecimento expresso do Brasil, em meio a denúncias de fraudes em registros de votos.

Ainda durante o congresso do PCdoB, a presidente nacional do partido, Luciana Santos (também ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação), também se manifestou de forma crítica à atuação de Trump. O mesmo foi feito pelo presidente do PT, Edinho Silva.

“Estamos sob ataque de um país que se julga dono do mundo”, disse Luciana. Edinho, por sua vez, declarou que “é inaceitável as ameaças que foram dadas ontem contra o governo da Venezuela”.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/sem-citar-eua-lula-diz-que-nenhum-pais-deve-dar-palpite-na-venezuela/

{title}