Serviço de robotáxis da Tesla está aquém das expectativas de Elon Musk


O serviço de robotáxis da Tesla tem sido, até agora, em grande parte hipotético, mas certamente está proporcionando uma experiência real aos acionistas da empresa.

A Tesla lançou o serviço de transporte por aplicativo usando carros com sua tecnologia de direção autônoma completa (FSD, na sigla em inglês) em Austin, Texas, em junho. Na ocasião, o CEO Elon Musk anunciou a meta de atender metade da população dos EUA até o final do ano.

Mas, em outubro, essa meta foi reduzida para oito a dez áreas metropolitanas. E, no início de 2026, os robotáxis estão disponíveis em apenas dois locais — Austin e a região da Baía de São Francisco — e um funcionário da empresa precisa estar presente em ambos os casos.

A Tesla não respondeu às perguntas da CNN sobre o serviço.

As ações da Tesla, por sua vez, subiram mais de 50% desde junho, atingindo um recorde histórico, impulsionadas pelas grandes promessas de Musk, que afirmou anteriormente que o serviço mudaria drasticamente as perspectivas financeiras da Tesla, tornando-a a empresa mais valiosa do planeta.

Mas a principal fonte de receita da companhia — as vendas de veículos elétricos — está em declínio, com uma queda recorde de 9% em 2025. Isso torna 2026 um ano crucial para a Tesla. A empresa precisa começar a cumprir suas ousadas promessas em relação aos robotáxis, ou corre o risco de perder grande parte desses ganhos.

“Acho que quando os analistas perceberem que todos esses números (dos robotáxis) são fantasiosos e que as vendas (de carros) continuam caindo, a Tesla terá um grande problema”, opinou Ross Gerber, CEO da empresa de investimentos Gerber Kawasaki.

Promessas de robotáxi, dificuldades para veículos elétricos

Compradores americanos correram para comprar veículos elétricos antes que um crédito fiscal de US$ 7.500 expirasse em 1º de outubro, ajudando a impulsionar as vendas globais da Tesla para um recorde no terceiro trimestre de 2025.

Mas as vendas de veículos elétricos despencaram logo depois. No geral, as vendas nos EUA caíram quase 50% entre o terceiro e o quarto trimestres, segundo a Cox Automotive.

Isso fez com que as vendas globais de carros da Tesla caíssem 16% no mesmo período, e pelo segundo ano consecutivo. Essa é uma reviravolta impressionante para uma empresa que, em determinado momento, havia registrado aumentos de quase 50% nas vendas a cada ano.

Os problemas da Tesla foram além do fim de um incentivo fiscal. Houve uma reação negativa às atividades políticas de Musk e ao seu envolvimento no governo do presidente Donald Trump, bem como um aumento da concorrência, especialmente da China. A montadora chinesa BYD chegou a ultrapassar a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos do mundo, mesmo sem vender nos Estados Unidos.

A Tesla está ficando cada vez mais para trás em relação às ofertas de outras empresas, como a Waymo, a unidade de carros autônomos da Alphabet, controladora do Google.

A Waymo afirmou ter oferecido 14 milhões de viagens pagas totalmente autônomas, sem nenhum funcionário a bordo, em 2025, totalizando 20 milhões nos últimos cinco anos. Enquanto isso, a Tesla ainda não ofereceu uma única viagem de robotáxi totalmente autônoma. O serviço da Waymo também está disponível em cinco regiões metropolitanas dos EUA: Atlanta, Austin, Los Angeles, Phoenix e São Francisco.

Ainda assim, a vantagem de mercado da Waymo não diminuiu o otimismo de Wall Street em relação ao serviço de robotáxi da Tesla.

“Acredito que teremos robotáxis em 30 cidades em 2026”, declarou Dan Ives, analista da Wedbush Securities e otimista em relação à Tesla. “É preciso um processo gradual para construir o crescimento mais importante da história da Tesla”.

O serviço em Austin relatou oito acidentes à Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA), mesmo com funcionários no veículo.

A NHTSA também está conduzindo diversas investigações sobre a segurança dos recursos de direção autônoma, aumentando as preocupações de que os robotáxis da Tesla não serão seguros o suficiente para operar em todos os lugares prometidos por Elon Musk.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/servico-de-robotaxis-da-tesla-esta-aquem-das-expectativas-de-elon-musk/

{title}