A Stellantis inaugurou uma estrutura no Polo de Betim (MG) para realizar testes de colisão com modelos híbridos e elétricos. Chamada de Safety Center, a unidade foi inaugurada pelo CEO global do grupo, Antonio Filosa.
O espaço conta com mais de 50 engenheiros que conduzirão protocolos específicos para avaliação dos modelos.
Segundo a Stellantis, os testes de componentes para veículos híbridos e elétricos seguem procedimentos semelhantes aos aplicados em veículos de combustão, mas com foco em aspectos críticos relacionados às baterias e sistemas elétricos.
Passo a passo do Safety Center
- Antes dos testes é feita uma inspeção completa das baterias, que incluem análises visuais, testes elétricos e verificação de isolamento;
- Durante os ensaios, tecnologias avançadas monitoraram sinais de curto-circuito, fuga térmica e risco de incêndio. Isso garante o controle total do processo;
- A área é isolada e equipes técnicas, juntamente com a brigada de incêndio, seguem diretrizes especiais para veículos de alta tensão;
- São realizadas inspeções visuais e de observação com equipamentos não invasivos para verificar a integridade do compartimento da bateria, enquanto a temperatura e possíveis gases liberados são monitorados continuamente;
- Caso haja algum sinal de instabilidade, sistemas de contenção e supressão de incêndio são acionados, automaticamente, para garantir a segurança da equipe e a validade dos dados encontrados;
- Os modelos seguem, então, para uma Zona de Segurança, onde são monitorados por pelo menos 24 horas, utilizando câmeras térmicas e registradores de temperatura conectados a sistemas online;
- Esses dados ficam acessíveis ao Corpo de Bombeiros e à equipe do Centro de Segurança, garantindo resposta rápida em caso de qualquer irregularidade;
- Caso seja detectado risco de incêndio ou falha no isolamento elétrico, o protocolo prevê o resfriamento do veículo com água, por meio de um tanque de simulação, desenvolvido especificamente para conter emergências envolvendo baterias de alta tensão.
