Troca de bagagens em aeroporto: PF prende líder de esquema de tráfico em SP


Na manhã desta terça-feira (22), a PF (Polícia Federal) prendeu um dos líderes da organização criminosa responsável pelo envio de cocaína à Alemanha e outros países europeus entre os anos de 2022 e 2023, com o esquema de trocar etiquetas de malas de brasileiros por malas com drogas.

A prisão foi realizada em uma cobertura de um condomínio de luxo na cidade de Guarulhos, em São Paulo, durante o cumprimento de mandados na 4ª Fase da Operação Colateral, chamada de Last Call.

A organização foi responsável pela prisão das brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini injustamente na Alemanha em razão da troca de etiquetas. Após comprovação, elas foram liberadas.

A PF diz que o modus operandi do grupo desarticulado consistia na troca de etiqueta de bagagens, retirando-as das malas de passageiros comuns, e colocando-as em malas recheadas de cocaína.

Em uma dessas ações, em março de 2023, as duas passageiras de Goiânia acabaram presas por engano pelas autoridades alemãs, passando 38 dias na prisão.

Na época, a Polícia Federal foi capaz de desarticular toda a organização, desde os seus membros de menor hierarquia e quase a totalidade dos líderes do grupo, com exceção de um, até então não identificado.

Os últimos 6 meses foram dedicados a localizar o paradeiro deste último integrante, alvo do mandado de prisão na manhã de hoje.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/troca-de-bagagens-em-aeroporto-pf-prende-lider-de-esquema-de-trafico-em-sp/

{title}