Trump defende novo prefeito de Nova York após ataques de republicanos


O presidente dos EUA, Donald Trump, rebateu os ataques ao prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, vindos de alguns membros de seu próprio partido — incluindo a candidata ao governo de Nova York, Elise Stefanik — dizendo que considera o prefeito eleito uma “pessoa racional”.

Questionado, nesta sexta-feira (21), se concordava com Stefanik que Mamdani era um “jihadista”, Trump disse: “Não, não concordo”.

“Ela está em campanha, e às vezes você diz coisas durante uma campanha”, disse o presidente sobre a congressista republicana, que anunciou sua candidatura ao governo do estado no início deste mês.

“Encontrei-me com um homem que é uma pessoa muito racional. Encontrei-me com um homem que quer ver — realmente quer ver Nova York voltar a ser grande”, disse Trump.

Mudança de tom

O encontro de clima amistoso na Casa Branca acontece após intensa troca de farpas entre Trump e Mamdani na disputa pela prefeitura de Nova York.

Anteriormente, Trump havia apoiado a eleição do democrata Andrew Cuomo e ameaçou cortar o financiamento da cdade caso o socialista vencesse.

O líder americano, que se referiu ao então candidato como “comunista” disse em uma publicação nas redes sociais que a cidade só “pode piorar com um comunista no comando” e que ele não quer, como presidente, “continuar gastando dinheiro” com a cidade.

Em uma série de declarações endereçadas ao presidente americano, Mamdani prometeu “inaugurar uma geração de mudanças” durante o seu discurso de vitória em 5 de novembro.

“Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o elegeu”, afirmou.

A postura pode sinalizar uma união entre Trump e Mamdani em prol da acessibilidade financeira.

Uma pesquisa da Fox News divulgada esta semana revelou que 76% dos americanos têm uma visão negativa da economia, um dado que representa um forte alerta para os republicanos às vésperas das eleições de meio de mandato do ano que vem.



Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-defende-novo-prefeito-de-nova-york-apos-ataques-de-republicanos/

{title}