O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que conversou com o presidente russo, Vladimir Putin, horas antes de uma reunião na Flórida com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky.
“Acabei de ter uma ligação boa e muito produtiva com o presidente Putin da Rússia antes da minha reunião com o presidente Zelensky da Ucrânia”, escreveu Trump na Truth Social.
Trump disse que a reunião com Zelensky ocorreria no resort de Mar-a-Lago e seria aberta a repórteres.
O enviado do Kremlin, Kirill Dmitriev, confirmou o telefonema e reforçou que a ligação foi “muito produtiva”.
Trump e Putin conversaram pela última vez em outubro e concordaram em convocar uma cúpula em Budapeste. Dias depois, no entanto, Trump cancelou abruptamente a reunião, dizendo que achava que seria uma perda de tempo.
Zelensky chegou a Miami, na Flórida, neste domingo (28) e foi recebido pela embaixadora ucraniana nos Estados Unidos, Olha Stefanishyna.
O encontro com Trump neste domingo deve se concentrar na elaboração de um plano para acabar com a guerra na Ucrânia, em meio ao impasse sobre as disputas territoriais e à medida que os ataques aéreos russos intensificam a pressão sobre Kiev.
Zelensky disse que planeja discutir o futuro da disputada região de Donbass e da usina nuclear de Zaporizhzhia durante a reunião.
Donald Trump, que está na cidade de Palm Beach, na Flórida, desde 20 de dezembro, interromperá suas férias para a reunião.
