O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (8) que ordenou a “seus representantes” no governo a compra de US$ 200 bilhões em títulos hipotecários para reduzir as taxas de juros e prestações mensais, segundo publicação em sua rede social Truth Social.
Fannie Mae e Freddie Mac, duas gigantes do setor hipotecário controladas pelo governo, agora valem “uma fortuna absoluta” e possuem caixa suficiente para financiar a diretriz, escreveu na publicação.
“Como optei por não vender a Fannie Mae e a Freddie Mac no meu primeiro mandato… agora elas valem muitas vezes esse valor — UMA VERDADEIRA FORTUNA — e têm 200 BILHÕES DE DÓLARES EM DINHEIRO. Por isso, estou instruindo meus representantes a COMPRAREM 200 BILHÕES DE DÓLARES EM TÍTULOS HIPOTECÁRIOS”, escreveu ele.
“Isso fará com que as taxas de hipoteca caiam, as prestações mensais diminuam e o custo de possuir uma casa se torne mais acessível”.
Tradicionalmente, o Federal Reserve tem sido o maior comprador de títulos lastreados em hipotecas. Durante a pandemia, o banco central comprou centenas de bilhões de dólares em títulos, o que contribuiu para as taxas de juros hipotecárias extremamente baixas que muitos americanos conseguiram obter durante esses anos.
Geralmente, quando o Fed ou outra entidade compra mais títulos lastreados em hipotecas, ou seja, títulos hipotecários, isso reduz as taxas de juros cobradas sobre as hipotecas. Mas nem sempre é esse o caso, já que o Banco Central norte-americano não controla diretamente as taxas desses empréstimos.
Por exemplo, o Fed reduziu sua taxa básica de juros diversas vezes no ano passado e em 2024, o que tradicionalmente também ajudaria a diminuir as taxas de hipoteca.
No entanto, as taxas de hipoteca permaneceram elevadas em parte porque os americanos que obtiveram taxas de hipoteca baixas durante a pandemia não estão se mudando.
Com a breve exceção da primavera de 2020, o estoque atual de imóveis residenciais e as vendas permaneceram próximos ao seu nível mais baixo desde a crise imobiliária e financeira que terminou em 2010.
Os Estados Unidos precisam de cerca de 4 milhões de casas para suprir a escassez de oferta e restabelecer os preços dos imóveis a níveis acessíveis no país, de acordo com a Goldman Sachs Research .
Trump vem considerando o IPO (abertura de capital) da Fannie Mae e da Freddie Mac há anos, inclusive durante seu primeiro mandato. A CNN Internacional noticiou em agosto que Trump e seus assessores econômicos estão planejando uma venda de ações das duas empresas.
Trump não especificou quem são os representantes, nem quando ou como as compras seriam feitas. Também não está claro se o republicano pode autorizar isso sem o apoio do Congresso.
Bill Pulte, diretor da Agência Federal de Financiamento Imobiliário, que supervisiona as operações da Fannie Mae e da Freddie Mac, afirmou que sua agência assumiria a iniciativa.
“Estamos cuidando disso, Sr. Presidente!”, escreveu Pulte no X logo após a publicação de Trump no Truth Social.
