O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, neste domingo (16), que a Ucrânia receberá importações de gás da Grécia para ajudar a suprir as necessidades do país no inverno.
“Já preparamos um acordo com a Grécia sobre o fornecimento de gás para a Ucrânia, que será mais uma rota de abastecimento para garantir as importações durante o inverno. Já temos acordos em vigor para o financiamento das importações de gás dos quase US$ 2 bilhões necessários para compensar as perdas na produção ucraniana causadas pelos ataques russos”, informou o mandatário.
A declaração de Zelensky foi feita antes de sua visita à Grécia neste domingo, de onde ele seguirá posteriormente para a França e a Espanha.
O líder também afirmou que Kiev alocou fundos para importações de gás de parceiros e bancos europeus, com garantias da Comissão Europeia, bem como de bancos ucranianos, e que também está trabalhando com parceiros dos Estados Unidos para garantir o financiamento integral.
A Ucrânia está ampliando suas opções de fornecimento para o inverno por meio de parceiros poloneses, com quem coopera e o Azerbaijão, na esperança de garantir contratos de longo prazo, acrescentou ele.
