UE diz que Maduro “carece de legitimidade” e pede “moderação”


A principal diplomata da UE (União Europeia), Kaja Kallas, chefe de política externa do bloco disse neste sábado (03), que conversou com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio sobre os ataques militares na Venezuela e a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Em publicação no X, ela afirmou que Maduro “carece de legitimidade” e cobrou “moderação”.

“A UE afirmou repetidamente que o SR. Maduro carece de legitimidade e defendeu uma transição pacífica. Em todas as circunstâncias, os princípios do direito internacional e a Carta da ONU devem ser respeitados. Apelamos a moderação”, escreveu.

“A segurança dos cidadãos da UE no país é a nossa principal prioridade”, completou.

Ataques militares e captura de Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou o ataque militar dos Estados Unidos à Venezuela, ocorrido na madrugada deste sábado (03), e disse que Nicolás Maduro foi capturado e levado para fora do país.

“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e o seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, juntamente com a sua esposa, capturado e levado para fora o país”, escreveu Trump na rede social Truth Social.

De acordo com o norte-americano, a operação foi realizada em conjunto com a polícia dos EUA. Há previsão de uma coletiva de imprensa às 13h, no horário de Brasília, no resort de Mar-a-Lago, na Flórida.





Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ue-diz-que-maduro-carece-de-legitimidade-e-pede-moderacao/

{title}