O Ministério do Interior da Venezuela afirmou em um comunicado na noite de quinta-feira (11) que os Estados Unidos suspenderam um voo de repatriação de imigrantes que estava programado para chegar na sexta-feira (12), em meio a meses de altas tensões entre os dois países.
Os EUA estão executando um reforço militar em grande escala no sul do Caribe, enquanto o presidente Donald Trump faz campanha para a destituição do líder venezuelano Nicolás Maduro. Nesta semana, os EUA apreenderam um navio petroleiro sancionado na costa do país.
“Nesta quinta-feira (11), recebemos a decisão do governo dos Estados Unidos de suspender, unilateralmente, o retorno dos cidadãos venezuelanos que estavam programados para retornar em 12 de dezembro”, disse o Ministério do Interior em um comunicado na noite de quinta-feira (11), acrescentando que a suspensão interrompeu um processo coordenado e contradiz acordos anteriores.
O ministério afirmou ainda que está confiante de que os EUA “retificarão” a situação “mais cedo ou mais tarde”.
Os voos de repatriação, que este ano devolveram mais de 18.000 venezuelanos, principalmente dos EUA, foram brevemente interrompidos no início deste mês depois que Trump disse que o espaço aéreo venezuelano deveria ser considerado fechado. Mais tarde, a Venezuela afirmou que havia recebido uma solicitação dos EUA para retomá-los.
