O corpo da menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, no Rio Grande do Sul, foi resgatado na noite de quinta-feira (10). Um vídeo mostra a dimensão da queda de cerca de 70 metros que a criança sofreu.
Na filmagem divulgada pelo Corpo de Bombeiros, é possível ver a área onde ocorreu o acidente. O local é repleto de pedras e coberto pela neblina, o que dificultou as ações de resgate. Veja os vídeos abaixo:
Veja como foi o resgate da menina no cânion
Imagens mostram os agentes enquanto seguram instrumentos e usam drones para realizar o resgate da menina, de 11 anos, que caiu no cânion Fortaleza (RS).
O resgate, que ocorreu por volta das 23h, foi feito por meio de rapel, ou seja, com a utilização de cordas para que o corpo fosse levado de volta ao topo do local de onde a menina caiu. Além disso, a localização da criança, que estava a 70 metros do local da queda, foi feita com o uso de um drone com câmera térmica.
A operação envolveu bombeiros de três municípios e equipes do Samu. Pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSD) informou que a operação de resgate contou também com apoio aéreo dos helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. Veja imagens do resgate:
Entenda a queda
Segundo informações do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a menina era natural de Curitiba (PR) e visitava o parque com os pais e dois irmãos.
No momento do acidente, a família fazia uma pausa em um banco de descanso para lanchar, quando a menina, que, de acordo com os bombeiros, tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), saiu correndo em direção ao penhasco. O pai ainda tentou impedir a queda, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.
Após a queda, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Cambará do Sul, Canela e Gramado foram acionadas e iniciaram os trabalhos de busca.
O cânion
O Cânion Fortaleza é o maior do Brasil, com paredões que chegam a 900 metros de altura e uma extensão total de 7,5 km.
Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, ele está a cerca de 23 km do centro de Cambará do Sul, em uma área de 2 mil metros de largura e a 1.240 metros de altitude acima do nível do mar.
Entre as trilhas mais conhecidas do parque estão a Trilha do Estacionamento, com percurso leve de 1 km (ida e volta), que permite avistar aproximadamente 45% do cânion, e a Trilha do Mirante, com 3 km de extensão.
Esta última leva ao topo de um mirante de onde é possível enxergar, em dias de céu claro, toda a formação do cânion, o litoral, a cidade de Torres e as paisagens da encosta e da planície catarinense. O trajeto é classificado como de nível leve a moderado.