Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que advogada Tayane Cachoeira Dalazen, de 36 anos, foi mordida por um tubarão-lixa durante um mergulho em Fernando de Noronha (PE), realizado na última sexta-feira (9). A vítima afirmou em entrevista que não foi um ataque grave e que está bem.
Veja o vídeo:
Nas imagens, é possível ver o momento exato em que o animal morde a região do quadríceps de Tayane, que na mesma hora sentiu o animal a segurando. “Na hora, soube que havia sido mordida. Precisei esperar, porque o tubarão me segurou. Ele suga. Era um tubarão-lixa”, afirmou.
A advogada estava na Praia do Porto, com um guia local, fazendo um passeio de snorkel — conhecido pelo mergulho com os animais — quando o animal a mordeu. Ela também explicou que outros mergulhadores estavam por lá e que já havia nadado com tubarões anteriormente.
Ela esclareceu que não se desesperou no momento do acidente, mas que só conseguiu se soltar com a ajuda do guia.
“Fiquei alguns segundos pensando no que fazer, porque, se colocasse a mão, tinha receio de ele morder também. Achei que, em algum momento, ele soltaria. Ele acabou soltando, e eu fui para a superfície. O guia precisou bater nele para que me soltasse”
Depois da mordida, a advogada, que estava com o profissional e uma amiga, foi socorrida por eles e por pescadores que estavam no local. A amiga de Tayane, Dra. Caroline Pereira, é cirurgiã dermatologista e auxiliou nos primeiros socorros, limpando o ferimento e estancando-o com uma faixa. Em seguida, ela foi levada ao Hospital.
A advogada, que é moradora de São Paulo e estava em Fernando de Noronha a passeio, pratica kitesurf e outros esportes há algum tempo. Ela afirma que ainda deseja voltar ao local novamente, mas que, agora, dará continuidade ao seu tratamento em na capital paulista, pois o risco é de uma possível infecção.
*Sob supervisão de Pedro Osorio
