Vitalik Buterin apresenta novos propostas para acelerar transações no Ethereum

Buterin lança nova versão do roadmap do Ethereum

Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, anunciou recentemente novas estratégias inovadoras para reduzir o tempo de confirmação de transações na rede Ethereum.

Em uma postagem no blog em 30 de junho, Buterin destacou a importância de velocidades de transação mais rápidas. Mais precisamente, ele apontou para a necessidade de latências de “centenas de milissegundos ou até menos” para determinadas aplicações.

Buterin observou que, embora a janela de confirmação atual do Ethereum, que varia de 5 a 20 segundos, seja comparável às transações com cartão de crédito, há um grande potencial para melhorias. Entre as novas estratégias está a Single-Slot Finality (SSF). Conforme Buterin, a solução simplificará a arquitetura existente, garantindo a finalização de cada novo bloco antes da proposta do próximo.

Essa abordagem pode reduzir drasticamente o tempo de confirmação de transações. Contudo, apresenta desafios devido à carga adicional que pode entrar na blockchain.

Melhorias para o Ethereum

Outra proposta promissora são as Pré-confirmações de Rollup, que delegam as confirmações de transações a protocolos da Camada 2, como Optimism, Arbitrum e Base.

Esses protocolos aproveitam a segurança do Ethereum enquanto processam transações em maior escala e velocidade. “Esta divisão de trabalho permitirá que a camada base da rede se concentre em funções essenciais como resistência à censura e estabilidade”, explicou Buterin.

Além disso, Buterin sugeriu que os usuários poderiam oferecer taxas adicionais para garantias de transações imediatas. Isso permitirá que as transações sejam incluídas no próximo bloco e irá melhorar a segurança e a confiabilidade. Essa abordagem é especialmente benéfica para soluções de Camada 2.

Apesar do tempo de geração de blocos de 12 segundos do Ethereum ser significativamente mais rápido em comparação com o tempo de bloqueio de 10 minutos do Bitcoin, ainda está atrás de concorrentes como Solana, que atinge tempos de bloqueio de 0,4 segundos.

“Um tempo de bloqueio de 12 segundos é suficiente para certas aplicações. No entanto, alternativas como a arquitetura slot-and-epoca são necessárias para outras que exigem maior velocidade”, afirmou Buterin.

Buterin visualiza um futuro onde Single-Slot Finality (SSF) e Rollup Preconfirmations são implementados juntos. Técnicas como Orbit SSF podem reduzir o número de validadores assinando por slot, potencialmente estendendo os tempos de slot para 16 segundos, mantendo a meta de reduzir o mínimo de 32 ETH.