O Toyota Yaris Cross 2026 será lançado no Brasil em outubro, com produção nacional e versões híbridas e a combustão. Mas antes mesmo de chegar ao mercado nacional, já apresenta bons predicados em segurança. O SUV compacto passou por avaliação do ASEAN NCAP, órgão de segurança veicular do sudeste asiático, alcançando a pontuação máxima.
O resultado foi dividido em quatro áreas: proteção a ocupantes adultos (36,36 pontos), proteção infantil (17,32), assistentes de segurança (16,89) e proteção para motociclistas (12,21). O modelo apresentou boa integridade estrutural em colisões frontal e lateral, com ressalva para proteção marginal da perna direita do motorista. Na avaliação infantil, obteve 44,17 de 51 pontos possíveis, mas perdeu pontuação pela ausência do sistema de detecção de crianças no banco traseiro.
Entre os recursos avaliados, o Yaris Cross conta com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com EBD, alerta de cinto de segurança, frenagem autônoma de emergência para uso urbano e rodoviário, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, farol alto automático e detector de ponto cego. Apesar do resultado ser para o modelo fabricado no Sudeste Asiático, o teste é um bom cartão de visitas do que o consumidor poderá esperar no Brasil.
Yaris Cross 2026
O Yaris Cross 2026 que chega em breve no Brasil terá como grande destaque a versão híbrida. Na Tailândia, o sistema tem motor 1.5 ciclo Atkinson com 92 cv (na versão a gasolina), associado a motor elétrico de 81 cv, totalizando 113 cv combinados. No Brasil, a potência pode ser superior devido à adaptação para etanol. A transmissão é e-CVT. Também haverá versões somente a combustão.

Com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, o Yaris Cross oferece porta-malas de 471 litros. Suas medidas o posicionam para competir com Nissan Kicks, Honda HR-V e outros SUVs compactos.
O visual externo há grade ampla, faróis afilados e entrada de ar destacada no para-choque. Lanternas traseiras horizontais invadem a tampa do porta-malas e o skid plate prateado complementa o conjunto. As laterais têm vincos discretos e molduras pretas nas caixas de roda.
No interior, há central multimídia flutuante, painel digital, ar-condicionado automático digital e acabamento em couro em partes do painel. O console central abriga porta-objetos e apoio de braço.